Sustentadilidade na construção e decoração – pequenos passos, grandes mudanças
Nunca se falou tanto de sustentabilidade como nos dias de hoje.
A sustentabilidade alcançou a construção civil, muitos prédios estão sendo construídos com materiais ecológicos.
As casas ecológicas podem custar bem menos do que uma obra convencional, apesar dos materiais serem mais caros, você utiliza menos matérias, garantindo uma economia no preço final e a construção pode ser muito mais rápida não deixando entulhos.
É certo que é preciso unir às ações uma grande pesquisa e um projeto estruturado, pois os apelos comerciais estabelecidos.
Uma das opções para construções é o tijolo ecológico, que permite várias vantagens para o usuário, como o isolamento térmico e acústico, além de obras mais limpas terão ainda uma economia na climatização. Outra opção é a utilização de pisos laminados que é considerado ecologicamente correto.
A utilização de sistema solar para aquecer a água da casa é uma boa opção, pode custar caro no começo mas tem uma grande economia depois e se pagará em pouco tempo – sua manutenção é minima.
A decoração da casa também pode ser ecologicamente correta com materiais reciclados e reaproveitados. Os móveis antigos, pintados com outras cores, a utilização de caixotes de feiras pintados e/ou forrados com papel de parede são ótimas estantes na salas…
Pintar a casa com cores claras para pertitir a reflexão da luz e iluminar mais a casa é uma simples e correta opção. Abaixo, o armário antigo que foi pintado e passou a ter uma nova função.
Armário antigo que foi lixado e pintado de branco para ficar com aspecto rustico – Existem inúmeras possibilidades de aproveitamente e reutilização, assim como técnicas diferentes para combinar com o estilo de cada casa.
Caixote de feira que foi pintado e fixado na parede para ser usado como armários aéreos de cozinha – Na verdade, economicamente e com bom gosto, pode-se juntar coisas que antes apenas eram jogadas fora e criar ambientes totalmente inusitados e bonitos. Caixotes de feira pintados de branco e com a colocação de rodinhas, podem virar mesas auxiliares, de cabeceira, ou até utilitário para algum tipo de empresa.
As pessoas acham que a sustentabilidade na construção e decoração é uma coisa impossível, mas com a utilização de materiais ecológicos e reaproveitamento já se faz alguma diferença para o planeta. Um olhar super especial para cada coisa, pode aguçar o nosso senso estético, nos dar prazer sensorial e nos ajuda a sermos melhores e mais conscientes.
4 Comentários
Cris
16 jul 2012 07:07 pm
Tenho muita curiosidade a respeito dos tijolos ecológicos. Existem profissionais preparados para construir com este material? Também penso fazer o piso com cimento queimado. É muito caro? Pouparia no acabamento, correto?
Outra tendência é a madeira ecológica, para construir decks e móveis de jardim. Que tal?
Seria muito bom se estes materiais fossem cada vez mais acessíveis, pra podermos usufruir colaborando com a natureza.
Grata,
Cris
Lací Todeschini
17 jul 2012 10:07 pm
Oi Cris
Sem dúvida, um dos obdstáculos que se encontra para sermos mais "corretos" é justamente a mão de obra de qualidade. Alguns sindicatos de construção como o Sinduscon NH fazem cursos e podem ter profissionais para indicar - Não sei de onde você é, mas vale a pena tentar. A madeira ecológica feita de resinas plásticas e outras, são terrivelmente positivas, aliás isso devia ser uma tendência bem mais forte e adentrar na construção como um todo. Grata por seu comentário.
Cris
24 jul 2012 07:07 pm
Oi Laci
Muito grata pelo retorno!
Sou daqui mesmo, aliás somos velhas conhecidas! Ou melhor conhecidas há muito tempo! Trata-se da Cris da Gráfica Schuch.
Tenho planos de construir uma casa nestes moldes, mas imagino que é preciso pesquisar bastante até encontrar fornecedores e soluções. Além de todos os materiais que comentamos, tem ainda o telhado verde, a iluminação natural… enfim, projetos mil estão em mente! Espero um dia poder colocar em prática.
Agradeço todas as dicas e matérias maravilhosas que tenho acessado por aqui.
Parabéns por mais este trabalho maravilhoso!
Cris
Lací Todeschini
25 jul 2012 11:07 pm
Oi Cris
Obrigada à você. Realmente, é muito legal falar de algo que a gente acredita, que nos faz bem - Fico feliz por encontrar pessoas do bem, como você e conte conosco em projetos deste tipo, que é o que a gente gosta de se envolver. Se quiseres, podemos sim ir em frente na descoberta destes materiais - Sei de um pessoal que tem grandes parceiros em áreas de sustentabilidade e materias ecologicamente corretos. Grande bjo
Deixe um Comentário